quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Religião e Mitologia
A religião e a mitologia são termos bem diferentes, mas ambos referem-se aos sistemas de conceitos que são de grande importância para uma determinada comunidade, fazendo declarações relativas ao sobrenatural ou aquilo que é sagrado. Geralmente, mitologia é considerada um componente ou aspecto da religião.
Religião é um termo mais amplo, muito além dos aspectos litúrgicos, que inclui o ritual, a moral, a teologia e a experiência mística. Um dado importante, a mitologia é quase sempre associada a uma determinada religião e dissociada dos seus sistemas religiosos, um mito pode perder a sua relevância imediata para a comunidade e evoluir afastado da religiosidade como uma lenda ou folclore.
Podemos dizer que o paganismo é um termo referente às diversas formas de religiosidade, que têm como lugar comum o encontro com o divino, através da Natureza e com a recuperação das antigas religiões pagãs.
E se pensarmos no ensinamento que remonta ao Egito Antigo, que diz que "o que está acima é como o que está abaixo e o que está abaixo é como o que está acima", compreendemos que esta asserção busca nos dizer que a natureza dos Criadores é a mesma de suas criaturas.
Os pagãos buscam, dessa maneira, compreender "o que está acima" - seus Deuses - conhecendo "o que está abaixo" - a Natureza e seus semelhantes. (Wikipédia)
“Lembrar dessas coisas” é a orientação básica para tornar-se um verdadeiro pagão. Princípios de como ser justo, leal e gentil, bem como viver com sabedoria e em comunhão com todos os seres viventes. Honrando sempre a Unidade Sagrada e nossos Ancestrais. Bênçãos plenas!
Rowena Arnehoy Seneween
Assinar:
Postar comentários (Atom)
“A Magia é o estudo sério das leis que regem as forças que nos rodeiam e que são postas em ação pelo poder da Vontade; a Magia é a ciência que ativa a potência do verbo e, sobretudo, dirige e concentra o poder do Amor, porque a magia não é branca e nem negra. A cor da Magia está no coração de quem a pratica.”
(Márcia Villas-Bôas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário